“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

- 10º BPM

Livro 10º BPM – Os primeiros vinte e cinco anos
O Autor:
Tenente Coronel da Policia Militar de Santa Catarina - Paulo Roberto Bornhofen; natural de São José SC.

Parabéns a valorosa classe da Policia Militar 
Apresento uma pequena parte do livro que recebi de presente do autor -  O 10º BPM na história de Blumenau, páginas, 22,23,24.
O livro é composto por 128 páginas – Palavras do autor, agradecimentos, Mensagem do Comandante Geral da PMSC, A marcha do tempo nos trouxe até os dias de hoje, Parceria entre a PMB e a Policia Militar, A Associação Empresarial de Blumenau e a Bandeira da Segurança Pública, Como a CDL Blumenau  vê o trabalho da Policia Militar, e mais 17 Capítulos, Relação dos eventos de comemoração dos 25 anos do 10º BPM, Anexo 1 e 2.
Capa
contra-capa
 O 10º BPM na história de Blumenau
Desde o período colonial, a Policia Militar já se fazia presente em Blumenau – SC. Inicialmente, em 1848, com 8 (oito) soldados da Cia. De Pedestres instalados em Belchior (hoje pertencentes ao Município de Gaspar), que defendiam os colonos dos ataques dos bugres.
1863 -  Instalação de um grupo de Pedestres na colônia de Dr. Blumenau, também para a defesa dos colonos contra o ataque de bugres.
1871 – Após a visita do governador e, atendendo as autoridades, foram enviados 3 soldados.
1873 – Foi organizada pelos colonos a Guarda de Batedores de mato, para a abertura de picadas e defesa contra índios.
1875 – Como crescimento da população e a infiltração de maus elementos, foi designado o primeiro Delegado, Tenente Policia Militar Pedro Félix Gomes, que com mais 10 soldados da Força Pública faziam a segurança de toda a região do Vale do Itajaí.
1968 – Foi instalado o Serviço de Rádio Patrulha na cidade de Blumenau, e o  destacamento foi transformado em Pelotão subordinado á 4ª Cia. Do 1º Batalhão na cidade de Itajaí.
1979 – Marca a criação, em Blumenau, da 1ª Cia. Do 1º BPM – Itajaí, que foi instalada em 1981 e, após vários endereços, veio a se fixar definitivamente, no ano de 1982, em prédio próprio na Rua Almirante Tamandaré nº 1501, atual endereço do Batalhão.
1987 – Foi criado, no dia 06 de março, o 10º BPM, ocupando o mesmo espaço físico da então 1º Companhia do 1º Batalhão de Policia Militar e, tendo como área de atuação 12 municípios.
1989 – Houve a incorporação ao 10º BPM da Companhia de Rio do Sul, passando a denominar-se 4º Cia. Do 10º BPM, com área de atuação em 27 municípios do Alto Vale do Itajaí, ficando o 10º BPM com 39 municípios.
1994 – É criado o 6º Pelotão de Policia Militar Feminina.
1995 – Em 5 de maio, é implantado o Grupo de Policia de Proteção Ambiental, ativado em 2 de junho. Também em maio de 1995, foi criado o Grupo de ações Táticas, com ações direcionadas para o atendimento das ocorrências de maior gravidade.
1996 – Foi instalada a primeira Base Operacional em Blumenau, situada no bairro Itoupava Central, tendo por intuito a descentralização e facilitação do serviço de policiamento nos bairros. Em 1999, foram entregues mais duas bases, uma no bairro da Velha e outra no bairro do Garcia.
1999 – Foi implantado o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), que atua nos 14  municípios da área do 10º BPM; o programa consiste em levar às escolas instrutores, que por meio de aulas preventivas ensinam como as drogas tornam as pessoas violentas e infelizes, ajudando-as a resistirem às pressões que poderão lhes influenciar a experimentar cigarro, maconha, álcool ou inalantes entre outras drogas.
Hoje, na área do 10º BPM, o PROERD já vacinou 26.415 (vinte e sei mil e quatrocentos e quinze) crianças contra as drogas e a violência e, desde o primeiro semestre deste ano, vem desenvolvendo o programa também com adolescentes da 6ª série, tendo formado, em agosto, 146 alunos em sua primeira turma.
2005 – O decreto nº 3.549, de 03 de outubro de 2005 transforma a 1º CIA. Do 10º BPM em Guarnição Especial de Policia Militar em Brusque, a qual deixou de pertencer ao 10º BPM, juntamente com os municípios de Botuverá , Gaspar e Guabiruba.
2006 – Conforme decreto nº 3.979, de 31 de janeiro de 2006, o pelotão da cidade de Gaspar retorna a fazer parte da área do 10º BPM.
2007 – Implantação do Termo Circunstanciado (TC), aplicado para os crimes de menor potencial ofensivo.
2010 – Passou a contar com o apoio de cães de patrulhamento e faro.
2012 – Completou 25 anos.
Atualmente. O 10º Batalhão de Policia Militar, com efetivo aproximado de 450 policiais militares, é comandado pelo tenente-Coronel Claudio Roberto Koglin, e atende a 10 municípios: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
10º Batalhão de Policia Militar

No site www.ninholiterario.com.br  - espaço para divulgação de seus textos.
Bornhofen, Paulo Roberto
B736d 10ª BPM, os primeiros vinte e cinco anos/Paulo Roberto Bornhofen – Blumenau Ed. Do Autor, 2012.
Ficha catalográfica Elaborada por Ana Claudia P.O. Silva CRB    14/769
  

2 comentários:

  1. Adalberto,

    Obrigado por divulgar nosso trabalho em seu blog. É uma honra muito grande.

    Abraços,

    Paulo

    ResponderExcluir
  2. Senhor Adalberto, mais uma vez meus parabéns, agora por esta ostagem, bem como pelo fato de ter sido lembrado e agraciado com um exemplar do livro.
    Tais atitudes, como a de receber o livro em questão, inclusive fornecido pelo próprio autor,fazem com que reflitamos e cheguemos à conclusão de que fizemos algo de útil e importante nesta vida, para alguém ou para uma instituiçao, com é o caso da Polícia Militar de Santa Catarina.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...