“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

- A sede dos têxteis

Diretores e associados do Sindicato Têxtil de Blumenau (Sintrafite) em frente à sede em fase de conclusão da obra, em 1957. A entidade foi fundada em 3 de maio de 1941, tendo como primeiro presidente Guilherme Gonçalves da Luz. (Foto: Arquivo da família Maria Guerreiro/Noemir Félix P. Silva e Adalberto Day)
Publicado no Jornal de Santa Catarina –19/05/10, coluna ALMANAQUE DO VALE do jornalista Sérgio Antonello
Arquivo de Adalberto Day

História

A história da organização dos trabalhadores e trabalhadoras têxteis da região do médio Vale do Itajaí iniciou com a criação da Associação Profissional dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem, em 1941. Em 3 de maio daquele ano surgiu a primeira diretoria provisória da associação profissional. Porém foi em 8 de março de 1948, de acordo com as determinações estabelecidas pelo decreto Nº 1408, que o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio conferiu à associação profissional a categoria de sindicato, passando a entidade a denominar-se Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Blumenau.
A primeira sede própria do sindicato foi construída em 1957. O prédio em que o Sintrafite se encontra hoje, localizado na rua Luiz de Freitas Melro, no centro da cidade, foi inaugurado em 1976. Além da sede central em Blumenau, o Sintrafite conta com as sub-sedes de Testo Salto e Vila Itoupava, também em Blumenau, e nas cidades de Gaspar e Indaial. Atualmente o Sintrafite tem 22 mil associados, tendo na base 30 mil trabalhadores das três cidades.
Para saber mais acesse http://www.sintrafite.com.br/site/sindicato.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...