“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

sábado, 1 de agosto de 2009

- Blumenau e região em alerta com as chuvas constantes.

Rua Progresso logo após a curva do cemitério 01/08/2009
As imagens mostram os deslizamentos na Rua Progresso (01/agosto/2009). Fotos tiradas de minha residência da Rua Júlio Heiden

Praticamente a semana inteira choveu em toda região e se intensificou a partir de sexta-feira, e continuou por toda madrugada sábado 01/agosto/2009 provocando deslizamentos de terra no Vale do Itajaí. Em Blumenau não foi diferente e em todos os bairros foram registradas vários deslizamentos, principalmente aqui em nossa região Sul – Distrito do Garcia. Hoje domingo 02/agosto/2009, a chuva é fraca, e está mais sob controle, apesar das preocupações serem constantes.

No bairro Progresso, um dos mais atingidos pelas chuvas de 22,23,24 /novembro /2008 a rua Progresso foi parcialmente bloqueada pelo barro. Na Rua Antonio Zendron, Júlio Heiden, Emilio Tallmann, a situação também é preocupante. Também na região central de Blumenau, no bairro Ponta Aguda, a rua Silvano Cândido da Silva . Na madrugada deste sábado, várias famílias foram retiradas de suas residências devido os deslizamentos de terra. De acordo com a Defesa Civil do município, várias casas foram danificadas, mas nenhuma desabou.
Em Ilhota, a preocupação é com a região do Alto Baú . Uma equipe dos bombeiros voluntários e da Defesa Civil deverá ser deslocada para a área para retirar os moradores. As famílias que já saíram do Alto Baú foram levadas para a casa de parentes e amigos.
Moradores clamam por nova ponte, ou sua reconstrução.
Ponte da Rua Capinzal com acesso ao Morro do Centenário e arredores (Garcia).
As previsões para este final de semana, não são boas e por isso existe muita preocupação por parte das autoridades, e principalmente de toda a comunidade.
A imagem mostra a propaganda governamental de dados sobre a reconstrução. Iremos ficar atentos para que seja cumprido o estabelecido. Passados mais de oito meses da tragédia de nov./2008, pouca coisa saiu do papel, apenas abertura de estradas, e as encostas cicatrizando. A sociedade precisa se mobilizar nos quatro cantos da cidade. Verificamos vários canteiros de obras sendo executados, mas também observamos a lentidão, faltando mais frente de trabalhos. Acorda Blumenau!!!. Vamos cobrar o que é de direito do cidadão contribuinte.
As preocupações que anteriormente eram com as cheias, a “subida das águas” em seu nível normal, passam a ser com a “descida dos morros”, ou seja, os deslizamentos, que poderão ser constantes.
Arquivo de Adalberto Day

2 comentários:

  1. Caro amigo Adalberto,

    Parabéns pelas seus comentarios e criticas, e também pelo importante acervo de fotos antigas que ajudam a lembrar da nossa historia.

    Trabalhei na empresa Garcia e Artex, durante 12 anos e morrei um bom tempo na antiga rua 12 de outubro, e tinhamos na epoca um time de futebol do mesmo nome que jogava no campo nos fundos da rua Saldanha da Gama. Era uma turma muito boa. Eu lembro também muito de voce e de todos que moravam por ali.

    Peço a voce se possivel disponibilizar uma foto da rua 12 de outubro e do nosso antigo campo.

    Um abraço e parabéns por tudo que voce vem fazendo.

    sds

    Sérgio da Costa

    ResponderExcluir
  2. Amigo Beto
    Quanto à crônica da Urda achei muito interessante. Relembrou-me muita coisa vivida na época. Conforme lhe havia transmitido anteriormente, eu estava realmente preocupado quando essas persistentes chuvas estavam castigando a cidade e estava atento para aquela sua região. Continuam realmente os deslizamentos como se vê nas fotos. Penso que nossa cidade vai sofrer por muitos anos esse problema. Há muitas construções nos morros, para onde a população fugiu depois das grandes enchentes. Longe de imaginarem que com essa medida estavam se expondo a novo perigo. Aguardemos a boa vontade das nossas autoridades. Empenho e assédio constante dessa comunidade daí não faltam, principalmente da parte do amigo incansável. Nossos votos de sucesso. Eles têm que ser incomodados mesmo, senão não sai nada. Um abraço muito especial.
    Eutraclínio A. Santos

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...