“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

- Dragagens Criminosas

Artigo:
Lauro Eduardo Bacca, biólogo e ambientalista.
Rua Jordão, 716 – Progresso – Blumenau
Os que estão acostumados e treinados para observar bem a natureza, não deixarão de ficar preocupados com os serviços de dragagem que acontecem, por exemplo, no vale do rio Garcia. É draga revirando o leito do rio e seus afluentes para tudo quanto é lado. Se isso não puder ser chamado de um verdadeiro crime contra a natureza e contra as pessoas, constituem-se, no mínimo, num total desrespeito ao rio Garcia enquanto ecossistema, um ambiente natural que ele é e sempre foi, mesmo muitos milhares de anos antes da chegada de qualquer ser humano por essas paragens.
Com a desculpa das obras emergenciais decorrentes da tragédia de novembro 2008, serviços como os de dragagem de rios, foram dispensados de maiores estudos de impactos ambientais e a autorização para elas acontecerem acabou saindo quase que automaticamente, sem maiores planejamentos e projetos, muito menos considerações sobre os cuidados que deveriam ser tomados com o meio ambiente.
Como resultado, as dragagens estão acontecendo ao longo de praticamente todo o curso d’água, mesmo nos lugares onde não há qualquer evidência de necessidade deles, ou seja, onde não existem inundações significativas e onde as enxurradas pouco ou nada causaram de prejuízos.
O rio Garcia foi literalmente virado do avesso! Danem-se os, os cágados, as cobras-dágua, os moluscos, os crustáceos de água doce, os insetos aquáticos e os peixes de variadas espécies, habitantes de suas águas. Dane-se também a belíssima paisagem natural do bairro Progresso, que assim vai sendo rápida e barbaramente alterada. Os hábitats naturais, como as tocas de jundiás e cascudos, os espraiados, os remansos, os poços naturais, os pequenos brejos, nada foi perdoado e tudo tem sido destruído pelas criminosas dragagens, e o que é pior, em muitos casos, a troco de absolutamente nada!
Como se isso tudo não bastasse, nunca houve tanta movimentação de terra e aterros nas baixadas alagáveis do rio como agora, um verdadeiro liberou - geral ambiental, de gravíssimas conseqüências a médio e, principalmente, a longo prazo.
O que está acontecendo é muito grave e não pode continuar desse jeito! Os responsáveis por esses exageros devem sérias explicações sobre o que está acontecendo, se é que existem explicações para tamanho descalabro ambiental! Comunidades inteiras, como as centenas de famílias da região das ruas Emílio Tallmann e do Zendron, estão pagando muito caro por uma sucessão de erros cometidos no passado e não podemos condenar aquela pobre gente a sofrer ainda mais no futuro. Temos que aprender a conviver em harmonia com a natureza, e parar, de uma vez por todas, de considerá-la uma inimiga que deve ser a todo o custo e de qualquer forma, subjugada, amordaçada, vilipendiada!
Arquivo:Lauro Eduardo Bacca, biólogo e ambientalista./Adalberto Day

5 comentários:

  1. Infelizmente, apesar dos esforços todos dos abnegados ecologistas e voluntários do meio ambiente, o povo como um todo ainda não aprendeu a exercer a sua cidadania de forma radical. Se o povo não protestar, os governantes e políticos nada farão. As autoridades NÃO AGEM...elas apenas REAGEM !
    Eu faço militância ecologista há quase 50 anos. Fundei a disciplina de Ecologia na UFSM e lá dei aulas 40 anos...fundei os cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Florestal...tive programas de rádio e de TV sobre temas ambientalistas...fui presidente da Fundação Zoobotânica do RS e trabalhei mais de 20 anos na AGAPAN-Associação gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, ao lado do saudoso mestre José Lutzemberger, o pai da ecologia brasiliera. E apesar de tudo, muita coisa continua ocorrendo em escala esponencial.
    Que Deus tenha piedade de nossos netos.
    Eu te convido a visitar um dos meus blogs, que é só de Ecologia :
    www.antesqueanaturezamorra.blogspot.com
    Abraço fraterno

    James Pizarro

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por acompanhar o Blog Brasil Liberdade e Democracia.

    Seus comentários são bem vindos.

    Precisamos da união de todos para a construção de um Brasil de que possamos nos orgulhar com políticos éticos honestos e morais.

    O governo que temos hoje é o mais corrupto de nossa história. Temos o dever de convencer os eleitores que a moralização de nossa pátria passa pela substituição do governo atual.

    ResponderExcluir
  3. Precisamos de seu apoio para a campanha contra a Puxada. É uma prática cruel que consiste em colocar sacos de areia (50Kg), em uma zorra para ser puxada por dois cavalos. A carga dos "campeões" é 2 toneladas. A coisa acontece em toda a região norte de Santa Catarina. O jornal Pomeroder Zeitung e a AMA Bichos (Associação dos Melhores Amigos dos Animais), de Pomerode (SC) estão lutando para que a prática seja proibida. Por isso, agora estamos nos mobilizando para que a população se conscientize da "tradição" que precisa acabar.
    No blog e no site do jornal tem um link para protestar.
    Estamos pedindo a sua ajuda também.
    Os endereços:
    www.jornalpz.com.br

    www.jornalpz.blogspot.com

    Vídeo no You Tube:
    http://www.youtube.com/watch?v=J8xUaexrblM

    comunidade da AMA no Orkut:
    http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=3251759016334416346

    Obrigada pela atenção, Heike Weege

    ResponderExcluir
  4. Meu colega conselheiro do PNSI;
    Li o seu manifesto e achei que Poderia ser mais contundente: você pegou leve. Gostei do teu ponto de vista e concordo com todos os apontamentos feito. O ser humano é muito egoista, só pensa em si; só quer tirar prveito puchando a braza para a sua sardinha.Os politicos perceberam que botar as máquinas no rio o povo bate palmas e elogia os governantes, infelismente!Aterrar o terreno do morador que construiu as margens do rio é investir de forma particular preterindo os demais. Pedro Prim

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o comentário do James: As autoridades NÃO AGEM...elas apenas REAGEM !
    Só com muita pressão popular para que eles tomem atitudes. Ou interesses pessoais.
    É lamentável.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...