Seja Bem-Vindo e faça uma boa pesquisa !

"A educação é a base de tudo, e a cultura é a base da educação"

sábado, 4 de julho de 2009

- Adutora da usina de geração elétrica de Alto Cedro


Caixa d’ água da Empresa Industrial Garcia (ver observação abaixo), em 1954. Aparecem na imagem Alfredo Iten (de camisa com mangas curtas), ao centro, Alberto de Oliveira, e, à direita, o diretor-gerente Ernesto Stodieck Jr. (Foto: Arquivo de Adalberto Day e Ângela Maria de Oliveira)

Publicado no Jornal de Santa Catarina – Sábado 04/julho/2009; coluna Almanaque do Vale do Jornalista Sérgio Antonello.
Observação Importante:
Daniel Arndt e o Senhor Horst , da cidade de Timbó – SC, afirmam que está foto da caixa d’água, não é da antiga Empresa Industrial Garcia, mas sim da adutora da usina de geração de energia elétrica de propriedade da Celesc, situada na localidade de Alto Cedro, município de Rio dos Cedros. Muito provavelmente se trata de uma visita feita pelas pessoas mencionadas ao local. O que aparece na foto não é uma caixa d´água, mas um suspiro do sistema de alimentação das turbinas. Segundo explicação de um funcionário da Celesc, este suspiro é necessário para que, quando as válvulas de alimentação tiverem que ser fechadas em situação de emergência, não haja rompimento do tubo de alimentação por excesso de pressão. Observando o detalhe da foto, poderá ver ao lado das pessoas um tubo de cerca de 2 metros de diametro que percorre a encosta da montanha por cerca de 1 km. Este tubo é feito totalmente de madeira como se fosse um barril e existem cintas de aço a +/- cada 10 centímetros. Se a E.I. Garcia possuía uma caixa d´água idêntica, certamente não havia um "tubulão" de 2 diâmetro para abastecê-la ou para levar a água para a fábrica.
Horst Arndt
Daniel Arndt
Timbó – SC

Alfredo Iten e sua esposa dona Liselotte
- Alfredo Iten nasceu em Blumenau no dia 05 de abril de 1919 (Falecido em 26/10/2011 aos 92 anos), foi diretor gerente da Empresa industrial Garcia e da Empresa Cremer em Blumenau. Foi vice-prefeito da cidade no governo de Félix Christiano Theiss, período 31/jan/1973 a 31/jan/1977, tendo exercido o cargo de prefeito em cinco oportunidades, governando o município por 130 dias.Também foi presidente do Amazonas Esporte Clube e um dos maiores incentivadores do esporte em Blumenau.Fez parte da Comissão Central Organizadora dos IIII JASC,realizada em Blumenau (21/27 julho de 1962). Foi presidente da Junta Disciplinar da Liga Blumenauense de Futebol, presidente do Lions Clube de Blumenau Centro, Vice-governador do Distrito L-10 do Lions internacional,Diretor de patrimônio do Caça e Tiro Jordão, presidente da Cooperativa de Consumo dos empregados da E. I. Garcia, presidente do Centro Cultural Brasil Estados Unidos de Blumenau, Vice-presidente da comissão municipal de esportes. Alfredo Iten também integrou a Comissão municipal de Desenvolvimento Econômico, representou o poder público no conselho curador da FURB, sendo seu presidente por seis anos, tendo também presidido a Fundação Hospitalar de Blumenau. Em 1983 recebe da câmara municipal de Blumenau, o título de “Cidadão emérito de Blumenau”.
- Alberto de Oliveira foi motorista da diretoria da Empresa Industrial Garcia, e Presidente do Amazonas Esporte Clube, e um dos principais esportistas e incentivadores do clube. A quadra polivalente de esportes do Amazonas, recebeu seu nome em sua homenagem em 1966.
- Ernesto Stodieck nasceu em Florianópolis em 05/agosto/1907 e faleceu em Blumenau em 29/maio/1999 aos 91 anos.
Nos últimos anos Ernesto Stodieck concentrava suas atividades na Distribuidora Catarinense de Tecidos S.A. ( Dicatesa) , na qual era acionista. Ele participou da extinta Lojas Moellmann Comercial S/A. onde em1973 chegou a ser presidente do conselho. Na comunidade sua atuação foi marcante. É lembrado por ser um dos fundadores do Rotary Club de Blumenau. Seu último projeto foi aos 88 anos, a idealização e criação do empreendimento turístico de Porto Belo, em Porto Belo. Stodieck começou suas atividades profissionais em São Paulo como representante comercial.
– Cooperativa de consumo e Casas Populares na década de 40, quando em sua gestão chegou a ultrapassar 240 unidades.
Em 1940 veio para Blumenau e assumiu a função de diretor gerente da Empresa Industrial Garcia até 1967.Em 1965, recebeu o diploma de Cidadão Blumenauense. Entre 1967 e 1995 , Stodieck teve participação acionarias nas empresas : Cristal Blumenau, Porcelana Schmidt S/A e na Distribuidora Catarinense de Tecidos (Dicatesa) Entre 1944 e 1945 foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Blumenau (ACIB).
Arquivo de Adalberto Day

4 comentários:

Valter Hiebert disse...

A primeira foto retrata fielmente como era o relacionamento entre Diretores e empregados da EIG. Um motorista entre o presidente e o principal Diretor. Não era pose para divulgação, não era progaganda.Era assim mesmo. Eram mais de 2.200 empregados em 1965 e eles conheciam pelo nome todos os colaboradores mais antigos, não importava sua função.Falavm com todos. Faziam caminhadas diárias por toda a fábrica. Foi assim que numa determinada ocasião o Sr. Stodieck viu que havia um novo operário capinando em local da fábrica. Foi em direção ao memsmo bater um papo. Conversaram em alemão, pois o novo operário só falava alemão e russo. Era um imigrante que viera da Russia e dadas as dificuldades de sobreviver no meio do mato em "Stolz Platau", mais tarde Witmarsun, aceitou qualquer trabalho para ter uma renda que permitisse a sobrevivencia da família. Naquela conversa o Sr. Stodieck ficou sabendo que o imigrante era um "Guarda Livros" (hoje contador) numa cooperativa na Russia. De imediato o novo operário foi transferido para o Escritório Central da EIG, onde passou a ser o contador e em pouco tempo o Chefe Geral do mesmo. Seu nome era Sr. Ens, que foi residir numa casa da EIG na rua Amazonas, perto da casa do Sr. Alfredo Item, onde depois foi residir o Sr. Vitório Moritz, gerente geral da confecção da EIG. O Sr. Ens construiu a sua casa na rua Ipiranga, que até hoje existe. É a segunda casa depois da casa n° 81. Teve 4 filhos, chamados Heinz, Walli, uma moça e a Marlene, que casou com Max. O Sr. Ens veio a falecer relativametnre jovem. Seu filho, Heinz Ens, é militar da reserva e deve residir em Joinvile.
A EIG era forte, soberana, progressista, democrática e , em especial, UMA GRANDE FAMÍLIA, enquanto seus principais dirigentes foram o Sr. Ernesto Stodick e o Sr. Alfredo Item.
Ambos sairam na mesma época e foi o começo do fim.
Ambos residiam no nosso bairro, jamais ostentaram riqueza e poder, sempre foram exemplo de dignidade e trabalho.
A liderança e o trabalho de ambos permitiu que milhares tivessem assegurado seu emprego por muitos anos, centenas de famílias tivessem casa digna para residir e muitos acabaram sendo proprietários das mesmas.
Quase todos os filhos de empregados da EIG tiham emprego garantido ao completar 14 anos. Sim aos 14 anos, e ninguém, ninguém mesmo, ficou com sequelas por começar a trabalhar com aquela idade.
Por tudo isso quero, em meu nome e em nome de todos aqueles que conheceram o Sr. Stodick e o Sr. Alfredo, dizer muito obrigado por tudo o que voces fizeram por anta gente. Por terem sido as pessoas que voces foram. Por terem respeitado vossos operários, nossos pais, e nos mesmos, pois eu e quase todos os meus amigos de infância também iniciamos nossa caminhada profissional na EIG.
Se o Sr. Alfredo ler essa simples mensagem de gratidão, quero lembrar que sou filho do David Hiebert, que o Sr., como todos os outros, chamavam de "Russo", dada a sua origem. Foi dele que o Sr. comprou o seu primeiro rádio portátil, grande novidade na virada dos anos 50/60. Era nele que o Sr. confiava quando sua radiola precisava de um consêrto.
Com muita gratidão e respeito,

Valter Hiebert
hiebert.valter@gmail.com

Angeline disse...

Muito bom! Preservando a memória do povo de Blumenau.

Jornal PZ disse...

É sempre uma delícia visitar o blog. Inspirou-me hoje para postar uma foto antiga. Domingão, foto de futebol.

Silvio Kohler disse...

Belissimo post caro Adalberto. Nossa história sendo relembrada e sendo conhecida por quem não a viveu.
Congratulações.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...