“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

terça-feira, 14 de abril de 2009

- A Ponte da Rua Santa Maria III

(Foto) Atual ponte da Rua Santa Maria
RESGATE HISTÓRICO
Ponte para o passado
Assembleia discute viabilidade para erguer estrutura de madeira que relembraria histórica Ponte Preta RAFAEL WALTRICK
Rudolf Hollenweger idealizou a ponte coberta construída na década de 20

Antiga Ponte Preta - 1934 - Acesso a Rua Rua Rui Barbosa

Em primeiro Plano o professor Rudolf Hollenweger

Foto(s): PEDRO PRIM/ARQUIVO PESSOAL de Adalberto Day

BLUMENAU - No lugar das usuais estruturas de concreto, madeira. Ao longo dos 19 metros de comprimento, uma cobertura que parece emoldurar o caminho dos pedestres e veículos remete ao passado não tão distante, ainda vívido na memória dos moradores da região. E como inspiração, a antiga Ponte Preta, marco do Bairro Progresso durante cinco décadas, na Rua Rui Barbosa. Assim é o projeto elaborado ano passado, que pretende resgatar parte da história da região Sul da cidade através da construção de uma ponte na Rua Santa Maria, no Recanto Silvestre. A possibilidade de viabilizar a obra através de convênio com o Ministério da Cultura será discutida hoje, em Assembleia Geral Ordinária.O projeto da ponte, que substituiria uma já existente no local, foi elaborado com verbas da prefeitura e é encabeçado pelo ex-secretário distrital do Garcia, Pedro Prim. A construção aos moldes das antigas estruturas cobertas, de madeira, é discutida desde a década de 90. A partir de 2003, a iniciativa avançou e contou com o apoio de moradores da região, que ajudaram nos estudos técnicos e históricos. Agora, os esforços concentram-se na busca de R$ 530 mil para a obra.– A ponte vai ser uma atração a mais para quem passa por lá. Seria um presente pra região Sul da cidade, que foi a mais afetada pela tragédia – defende Prim.O convênio com o Ministério da Cultura viria através da Lei Rouanet. O Instituto Parque das Nascentes (Ipan) assumiria a responsabilidade pela obra.– Vamos abrir para discussão na Assembleia Geral, a iniciativa é boa, mas não temos apetite para isso agora – adianta o presidente do Ipan, Nelcio Lindner.Idealizadores buscam apoio da iniciativa privadaComo opção para viabilizar a ponte, estão sendo feitos pedidos para políticos e empresários da região. Semana passada, o grupo que defende o projeto se reuniu com o prefeito João Paulo Kleinübing e Associação Empresarial de Blumenau (Acib). Não há, porém, recursos assegurados até o momento.– É um projeto muito bonito, mas que só pode ser discutido a partir do ano que vem. Temos primeiro que reconstruir o que foi destruído e a ponte da Rua Santa Maria não foi afetada – avalia o presidente da Acib, Ricardo Stodieck.– Não é uma obra só para o Garcia, mas para toda a comunidade e turistas que visitam a região. Temos que mostrar que, por trás da reconstrução, podemos fazer coisas novas, boas – opina o cientista social Adalberto Day.

A Ponte acima (foto) é a atual da Rua Santa Maria.

Assembleia Geral Ordinária - Hoje (14/abril/2009), às 19h, na Casa Brasil (Rua Progresso, 167). Temas para debate: renovação do convênio do Ipan com Furb e Faema para repasse mensal de R$ 4 mil; ações educativas na Nova Rússia em parceria com o Samae; viabilização da ponte próximo ao Recanto Silvestre.
Arquivo: Pedro Prim e Dalva e Adalberto Day

3 comentários:

  1. mano Véio
    Beto Day
    Ficou ótima a matéria, de hoje no Jornal Santa Parabéns a você e o Pedro.
    João Carlos Day

    ResponderExcluir
  2. Poxa, este assunto deveria sair em jornal. Aqui fico sabendo coisas muitos importantes e gosto disso!
    Parabéns pela postagem.
    Tenho novidades, vá por lá.
    Uma ótima semana para você. Um abraço

    ResponderExcluir
  3. A modernidade alcança também o manacial da vocação anterior. E este monumento, isto é, o requintado projeto arquitetônico, requer ousadia de munícipes que se comprometem com as modificações sem modificar a coluna imaginária do passado. E, eu, simplesmente, me adotei em prol da ousadia que, em respaldo, me dou em acompanhamento da matéria.
    Sigam em frente, e comunicam-se entre si os provedores.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...