“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

segunda-feira, 16 de março de 2009

- Alwin Schrader

Um exemplo de liderança
Trajetória de Alwin Schrader se confunde com a história política, econômica e social local.
Schrader foi prefeito por 12 anos. Como empresário, exerceu cargos na Cremer e na Industrial Garcia.
A biografia de Alwin Schrader se confunde com a história política, econômica e até social da cidade. Nas três áreas fez importantes contribuições, mas foi uma tragédia que o trouxe de volta á cidade que ajudaria a crescer. Schrader nasceu em Blumenau no dia 26 de dezembro de 1869. No entanto, por falta de melhores educandários no município da época, o menino Alwin foi enviado à Alemanha. Lá cursou o ginásio em Gotha e, em tese, poderia nem voltar mais.
Na Alemanha, Schrader assistiu à morte do único irmão, atingido por um raio. Inconformado com a tragédia, foi trazido de volta a Blumenau onde assumiu os negócios do pai. Já na terra natal casou-se aos 24 anos, com Elise Hosang, com quem teve quatro filhos. Aos 34 anos de vida, Schrader ingressa, e com sucesso, na política. Por três vezes seguidas foi eleito prefeito de Blumenau, sempre com ampla maioria de votos, governando o município de 1903 a 1915.
De 1925 a 1928 defendeu os interesses de Blumenau como deputado estadual. Alwin Schrader também atuou com destaque para conseguir os recursos necessário às obras de ampliação do Hospital Santa Catarina onde, aliás, exerceu a função de tesoureiro por vários anos. Mesmo dividindo o tempo entre a família, os negócios e a política, em 1907 ainda fundou o Sindicado Agrícola de Blumenau. Anexo ao sindicato, criou a CaixaAgrícola Cooperativa de Responsabilidade Ltda. Dos Agricultores do Município de Blumenau, onde foi tesoureiro.
Empresa Industrial Garcia em 1926
Em 1910, quando a cooperativa ganhou estatuto próprio, Schrader foi empossado presidente da entidade. Ocupou o cargo por mais de 30 anos, e só se afastou por motivos de saúde. Como se fosse incansável, simultaneamente Schrader também exercia a função de diretor-gerente da Empresa Industrial Garcia S.A. E, se ainda não bastasse, liderou indústrias, médicos e comerciantes da época para convencer o empresário Werner Siegfried Cremer a transferir a fábrica que tinha em Porto Alegre para Blumenau.
Empresa Cremer logo após a fundação
Depois de várias negociações, em 30 de março de 1935 era inaugurada na cidade a W.S.Cremer S.A., com uma tecelagem, de oito teares. Alwin Schrader foi eleito o primeiro diretor-presidente da empresa. Inquieto, fazia viagens periódicas à Alemanha. Em uma delas, em 1939, estourou a 2ª Guerra Mundial. Impedido de voltar ao Brasil, passou os últimos seis anos de vida fugindo de bombardeios. Morreu na Alemanha, assim como o irmão, no dia 9 de março de 1945. Conforme havia expressado em vida, teve suas cinzas trazidas para Blumenau.
Suplemento do Jornal de Santa Catarina, sábado 2/setembro/2000 Volume 3 – Personagens, lugares e construções.
Arquivo Histórico José Ferreira da Silva/ Adalberto Day

2 comentários:

  1. Prezado Senhor:
    Estou pesquisando sobre um programa chamado CAIXA DE PEDIDOS LEVER, transmitido na DECADA DE 60, por varias emissoras de rádio do interior do Brasil. Era "produzido" pela Lintas Propaganda (Agencia da Lever). Existia um fundo musical neste programa, cuja musica era executada por um assoviador. Pois bem, gostaria de saber o NOME DESSA MUSICA, que parece ser de origem norte americana. A Radio Clube de Blumenau transmitia este programa aí em Santa Catarina.
    Caso não tenha essa informação, gostaria de saber de uma outra fonte para consegui-la.

    Desde já agradeço
    Marco Antonio Rodrigues
    Americana - SP

    ResponderExcluir
  2. Beto, além de ler suas ótimas reportagens, eu adoro ver as belíssimas fotos antigas que nelas contém. Em abraço.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...