“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

sábado, 31 de janeiro de 2009

- A ponte da Rua Santa Maria II

Hoje estamos apresentando este belo projeto (fotos animação) executivo da nova ponte da Rua Santa Maria no Bairro Progresso em Blumenau. Acompanho já faz uns seis anos este projeto que começou em conversas junto a comunidade, por Pedro Prim que já vem articulando o trabalho desde a década de 90. Estamos não só apoiando como também tentando auxiliar. Já encaminhei pra algumas pessoas para a apreciação; ao amigo e grande colaborador publicitário José Geraldo Reis Pfau – Comunicação Pfau , Wieland Lickfeld grande pesquisador da história de nossa cidade. Penso que é justamente nesta hora pós tragédia , que devemos mostrar aos turistas que afloram em grande número a esta região, que será reconstruído em com visão turística.
Por Pedro Prim:
Em pesquisa realizada “in loco” com os relatos da história oral da comunidade da Nova Rússia, ficou evidente a manifestação da vontade dos moradores, reivindicando que a comunidade deseja que a ponte atual da Rua Santa Maria, (Recanto Silvestre) seja construída com vigamento e piso de concreto armado, com cobertura do tipo arquitetônico, no modelo que era construído antigamente pela comunidade alemã.
Quanto ao impacto ambiental nas condições atuais de topografia e vegetação serão mínimas, já que um novo projeto de ponte não afetará o curso d`água, não modificará o relevo do solo e nem a retirada das espécies da vegetação sucessional secundária da Mata Atlântica no local. Os registros históricos do arquivo oficial da Fundação Cultural, cruzando-se os dados conclui-se que a ponte foi construída em 1940 pela comunidade local, para atender duas serrarias daquela região. Em 1941, devido a uma enxurrada, o Prefeito Alfonso Rabe, fez o primeiro conserto de vigamento. Dez anos depois, na gestão do prefeito Hercílio Deeke, foi reconstruída a ponte nos moldes atuais, ou seja: com suas cabeceiras de pedras com vão livre superior a 15 metros de comprimento.
Como atributo turístico a ponte serve de estimulo contemplativo, especialmente, porque a cidade de Blumenau é uma região reconhecida nacional e Internacionalmente por sua cultura Alemã e Italiana, refletida na qualidade de vida, hospitalidade, culinária, eventos de negócios e festas. Esses atributos, aliados a beleza cênica da região geram fluxos de turistas importantes para o desenvolvimento da Cidade e da região. A Rua Santa Maria, é caminho principal do “PARQUE MUNICIPAL DAS NASCENTES” e “PARQUE NACINAL SERRA DO ITAJAI” com 57000 hectares de floresta, conhecido internacionalmente pelo seu BIOMA natural. É também o núcleo da reserva da Biosfera da Mata Atlântica em santa Catarina.
Do ponto de vista da biodiversidade, estudos apontam a presença de 802 espécies, destas, 340 espécies de arvores e arbustos e 462 de Vertebrados e mais oito espécies novas para a ciência. Os turistas usam a Rua Santa Maria para contemplar a natureza, tomar banho de cachoeira, caminhadas, acampamentos, fotografar, praticar ciclismo e saborear a culinária européia da região. As escolas usam o caminho da Rua Santa Maria para desenvolver atividade de sensibilização e interpretação ambiental com os alunos.
Desta forma para atender os objetivos gerais da população a Secretaria Distrital do Grande Garcia contratatou o projeto executivo da nova ponte.
Arquivo : Pedro Prim /Adalberto Day

5 comentários:

  1. Amigo Adalberto Day

    Quero agradecer por ter atendido o meu pedido e confirmar que é mesmo Teixeirinha o jogador em questão. Peço a liberdade de pedir a tua ajuda sempre que tiver alguma dúvida sobre o futebol de Santa Catarina e em especial de Blumenau.
    Belíssimo projeto de ponte e passendo pelo blol vi a máquina de costura e chamei minha esposa para ver pois, ela é costureira e falou que a mãe dela tinha uma igualzinha lá na Bahia.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Há um registro das espécies de pássaro da região? O meu pai está catalogando as espécies daqui.

    ResponderExcluir
  3. Prof. Adalberto, todas as vezes que tomo conhecimento de algo promissor em relacão a construções que possam proporcionar intersses aos turistas que venham ao nosso país, fico bastante satisfeita.
    Entre as coisas que suscitam admiração são as pontes cobertas, relíquias de um passado a ser preservado.
    A construção da Ponte da Rua Santa Maria II será mais um marco a ser somado ao estado de Santa Catarina, especialmente a Blumenau, que tanto amamos...
    De Marilia Carqueja
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  4. Belíssimas imagens Adalberto.
    Quem clicou as fotos?
    Abraço,
    Valdir

    ResponderExcluir
  5. O Adalberto. Não tenho dúvida que vcs vão conseguir seu objetivo com relação a essa ponte, que irá beneficiar a comunidade regional. Persistência, empenho, dedicação e espírito de equipe, qualidades que se destacam em sua pessoa e que faltam a muitos políticos nossos, sem contar a tão rara honestidde...

    Eutraclínio Antônio dos Santos

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...