“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

domingo, 21 de dezembro de 2008

- Fröhliche Weihnachten Blumenau!

Apresento mais uma bela crônica sobre o Natal, enviada por um dos assiduos e colaboradores do Blog, André Luiz Bonomini.
"FELIZ NATAL BLUMENAU"
Por André Luiz Bonomini

“Como explicar a força, a motivação e o altruísmo de todos nós blumenauenses?
Fácil, estamos no natal!”
...e aconteceu a tragédia!
Casas caíram, morros ruíram, a água veio tomando tudo e até o que era de seu direito.
Ouvimos choro, desespero, gente que não acreditava no que via, parecia o fim dos tempos para uns, os antigos, gente de mais de 50, 60 anos de Garcia, de Blumenau não conseguia acreditar, lugares que pareciam intocáveis pela força da natureza simplesmente sumiam, ou eram arrasados.
- O que vemos, ainda meio ao lodo e ao barro, não parece o mesmo que vejo nos rostos de muitos blumenauenses, que, como eu, parecem ter saído de um terrível pesadelo e acordado para uma realidade, mas a realidade de trabalho, de luta para voltarmos ao que éramos, o real apelo do nosso irmão que precisa, e a realidade da vida mesmo, do trabalho, da família e do serviço.
Mas como, como explicar, de uma maneira clara e direta a você leitor essa onda de motivação, altruísmo  e alegria pujante que contagiam a todos nós blumenauenses nesses últimos dias. É claro, muitas explicações são validas, mas preferi, nesse momento falar de uma, e da mais fácil: É Natal!
Claro, mais que obvio a época mais bela do ano, onde homens e mulheres revêem suas atitudes no ano, uma época de amor, de perdão, caridade e benevolência a todo necessitado confluiu, de maneira coincidente e perfeita ao atual momento por que todos nós blumenauenses passamos. Ai amigo, é quase que automático, aqueles sentimentos de esperança, de recomeçar, de viver com um belo sorriso no rosto fica mais intenso, como se uma luz a mais acendesse em cada coração de nossos concidadãos!
Pena, pena mesmo que ainda existam pessoas que agem do lado contrario dessa bela corrente, o que vimos em todos os veículos de comunicação foi de deixar a toda Blumenau vermelha, cidadãos como esses não tem o direito de serem chamados de blumenauenses autênticos, pois o povo de nossa terra-mãe é solidário e em muitos casos empático, se põe ao serviço para ver sua rua limpa, sua casa ou a do vizinho “inteiras” ou ver nos olhos de quem sofre com a perda de sua morada um reflexo de esperança. A esses “elementos” nenhum comentário, pois a sociedade de nossa cidade já deu o seu veredicto. Mas será de nossa parte esse ano inaceitável que se negligencie o espírito de natal, passo em algumas casas na Garcia que estiveram até bem enfeitadas no ano anterior, simplesmente no “preto-e-branco”, ao meu entender, a vida segue, o natal chegou, e o importante é vivê-lo, confesso ao leitor dessa linha que por um instante, um pouco depois do ocorrido, fiquei aéreo, não encontrava em mim o mesmo espírito de natal de outros anos, mas depois do que vi, do belo exemplo do “Natal Alles Blau”, dos desfiles, dos ternos de reis, do nosso perseverante comercio e, principalmente, do sorriso de nossa gente, foi que me veio a lembrança de outros natais, e que finalmente me descobri no natal, e assim, a você que está lendo esta linha, e se sente meio “perdido” entre lama, barro e pisca-piscas, fique com o 3º, viva o natal, de votos a seus amigos e familiares, enfeite a casa, monte o pinheiro, ponha aquelas musiquetas de harpa pra tocar no seu carro, e caia de boca nessa época maravilhosa, apesar de alguns solavancos que ainda teremos de enfrentar, o natal chegou, e nossa menina Blumenau respira a ele para ver seus munícipes felizes e com essa esperança cada vez mais resplandecente em si próprios.
Para encerrar, deixo aqui a todos os meus companheiros, meus amigos de Blumenau e arredores e também aos amigos que prestigiam o blog, os meus mais sinceros votos de um belo, feliz e grande natal, que todos nós blumenauenses possamos olhar a frente com jubilo de esperança, de fé e de força como fizemos em 1983, 1984, 1990 e em tantos outros momentos tristes que passamos em nossa história, Todos nós, gente dessa terra merece um belo natal, do Garcia ao Badenfurt, da Velha a Nova Rússia, da divisa de Indaial aos irmãos do Gaspar Alto, a todos
Natal Alles Blau Blumenau
Arquivo Adalberto Day e Desenho/Projeto Nova Blumenau André Luiz Bonomini

4 comentários:

  1. Obrigado Beto, pela tua belissima mensagem de Natal. Retribuo o carinho e a amizade. Tenha um Feliz Natal com os teus familiares e espero que o Ano Novo nos mantenho bastante próximos, perpetuando esta grande amizade.
    Chiquinho.

    ResponderExcluir
  2. O Adalberto, que coisa linda. Maravilhosa. Como vou retribuir uma mensagem tão especial? Primeiro que minha capacidade para fazer uma montagem dessas seria obstaculada pela minha ignorância. Vocês são especiais. Sinceramente, fogem-me os termos para expressar meus agradecimentos por tamanha deferência. Minha esposa tbm adorou, inclusive, a irmã dela ,que está aqui conosco e foi retirada de um dos ancianatos devido aos problemas do mês de novembro.Todos nós agradecemos de coração essa bela mensagem.
    Eutraclínio A. dos Santos

    ResponderExcluir
  3. À Estimada Família ADALBERTO DAY

    Desejamos, com intensidade superlativa,
    FELIZ NATAL E ANO NOVO PLENO DE REALIZAÇÕES, ALEGRIAS, MUITA SAÚDE e SATISFAÇÃO DE VIVER.

    Votos de NIELS DEEKE e família.

    ResponderExcluir
  4. Além de lhe desejar um FELIZ NATAL e um ANO NOVO cheio de ricas bençãos com muita saúde, paz e amor quero cumprimentá-lo por mais esta maravilhosa postagem sobre o Natal de Blumenau.
    Um grande abraço extensivo a toda familia

    Edemar Annuseck e familia - Curitiba - PR -
    Em tempo: A partir de Janeiro estarei em meu novo endereço na cidade de São Paulo (Rádio Record).

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...