“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

- Paróquia Evangélica Blumenau Centro

- A história de Blumenau nos remete aos primeiros 17 colonizadores e a Dr. Blumenau, todos evangélicos. A igreja se situa justamente onde era o centro da cidade na época , na Avenida Duque de Caxias, ou Rua das Palmeiras, onde morou Dr. Blumenau, mais propriamente no início da Rua Amazonas, em um local privilegiado e bonito desde sua instalação.
Paróquia Evangélica Blumenau Centro Sínodo Vale do Itajaí.
Endereço: Rua Amazonas, 119 Blumenau - Santa Catarina.
História
- Quando os 17 primeiros imigrantes, luteranos, chegaram a Blumenau, no dia 2 de setembro de 1850, logo trataram de deixar fincados os princípios e fundamentos da igreja alemã. Em primeiro lugar se preocuparam com a justa distribuição de terras e com o início de uma nova caminhada. Desde o primeiro domingo o Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau reunia os imigrantes no Galpão dos Imigrantes e celebrava o culto.
- O lançamento da pedra fundamental da primeira igreja evangélica luterana do Vale do Itajaí aconteceu no dia 23 de setembro de 1868. Em 23 de setembro de 1877, os luteranos celebravam a inauguração do templo que passou a ser denominado de “Igreja do Espírito Santo”. O Pastor Rudolph Hesse (foto) atendeu os imigrantes do Vale do Itajaí, desde 1857, e ainda coordenou trabalhos nas áreas da educação e formação escolar. Conforme a colônia foi crescendo viu-se a necessidade de mais assistência espiritual, por isso novas comunidades foram criadas por toda a região de Blumenau.
- A Fundação da Paróquia Evangélica Blumenau Centro - coincide com a fundação da Comunidade Evangélica de Blumenau, em 09 de agosto de 1857, quando o Pastor Rudolph Oswald Hesse celebrou o primeiro culto no Vale do Itajaí. Este é o dia que foi fixado como data da fundação da comunidade Evangélica de Blumenau.
- A construção da igreja, se deu em forma octogonal e estilo neogótico. A igreja apresenta apenas uma torre de sinos, originalmente foi construída sem a torre sendo que na época era proibido por lei que os evangélicos construíssem templos com torre ou instalassem sinos, pois o catolicismo era a religião oficial do Império. A igreja contempla o sino mais antigo de Blumenau (em uso). O sino foi fabricado em Bochum (Alemanha) em 1873 e colocado na torre após a construção da mesma, em 1929. Projetada pelo engenheiro Heinrich Krohberger.

                 Fotos 2021 - Uma Igreja Renovada, concluída em dezembro 2022                              
Adendo importante para compreensão:
A Igreja Luterana do Espírito Santo de Blumenau, Santa Catarina, construída em 1877 a mando do Imperador Dom Pedro II, foi um dos primeiros templos Luteranos do Brasil
A primeira congregação luterana fundada oficialmente no Brasil foi estabilizada durante o Império, especialmente com a Imigração de colonos alemães no Sul. Foi após a Constituição de 1824, que a Pratica de outras Religiões além da Católica deixou de ser crime no País
Desde a fundação da cidade de Blumenau pelos colonos alemães, entre os períodos de 1850 a 1857, não havia nenhum pastor na comunidade Luterana. A convite pelo Dr. Blumenau, o Pastor Oswald Rudolf August Hesse (1820-1879) e sua esposa Wanda Putke Hesse (1830-1905) embarca na Alemanha saindo do Porto de Hamburgo, no dia 7 de maio de 1857 com o Navio Caroline, junto com sua esposa e seus filhos Jorge Hesse com quatro anos e Maria Hesse com três anos. O primeiro culto protestante da colônia de Blumenau aconteceu no dia 9 de agosto de 1857 em um barracão de madeira, cujo salão foi transformado em templo
Com a aprovação de D. Pedro II no dia 10 de novembro de 1865, através do decreto imperial, foi mandado construir um templo Luterano em Blumenau.
A Igreja Luterana do Espírito Santo de Blumenau demorou quase 10 anos para ser erigida, face á escassez de verbas provenientes do Império. No dia 23 de setembro de 1877, um sermão de satisfação e júbilo inaugurou o espaço tão esperado pelos luteranos.,
No dia 25 de novembro de 1879, o pastor acabou falecendo e ficou como legado suas intensas pregações a esperança e o conforto que os colonos necessitavam. Fonte: Colônia de Blumenau. No Sul do Brasil. Por Gilberto Schimdt Gerlach/Bruno Kilian Kadletz e Marcondes Marchetti

Arquivo: Adalberto Day/ Livro 150 anos de presença Luterana no Vale do Itajaí; Editora Otto Kuhr –Setembro de 2000;BlumenauOnline.

2 comentários:

  1. Grande Adalberto,



    Quando vejo essas fotos bate uma saudade incrível. Da Famosc onde transmiti jogos e festa de chopp, Cine Garcia, Estádio do Amazonas, gol do Arlindo (aonde anda o Arlindo Eing, você saberia me dizer), a foto das Balas Zequinha eu gravei pois quero homenagear um amigo comentarista de Curitiba que é o próprio Balas Zequinha. Trabalha em tudo que é lugar. As Balas Zequinha a gente encontrava em todos os botecos na minha infância.

    Atualizei meu blog só agora e vou sair para o Culto da Igreja com minha esposa e filha. Meu filho já foi dar expediente no Banco Central até a meia noite. Não é fácil não.

    Como a semana está começando que seja maravilhosa sob todos os aspectos pra ti e toda tua família.

    Falamos.



    Abs



    Edemar

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela matéria, como isso é importante para história não de evangélicos, mas para todos que se importam com a história daqueles que vieram antes de nós abrindo literalmente picadas. Que Deus o abençoe e sempre te conduza em matérias relevantes como esta. Grande abraço

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...