“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

– BAIRRO CENTRO



- Bairro Centro foi criado pela Lei nº 717 de 28 de abril de 1956 pelo Prefeito Frederico Guilherme Busch Junior. O surgimento da cidade se deve ao Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, que vindo da Alemanha, em 1848, subiu o rio Itajaí-Açu, onde explorou os ribeirões Garcia, Velha, os rios do Testo e Benedito, estando acompanhado pelo caboclo canoeiro Ângelo Dias.

- Já existiam alguns moradores distribuídos pelo Garcia, Velha e Ponta Aguda (conhecido por alguns como Capim Volta). Muitas dificuldades surgiram durante a implantação da Colônia, desde a contratação dos imigrantes na Alemanha, os difíceis meios de transporte, os enfrentamentos com os silvícolas, os ataques de feras, as cobras venenosas e as inundações periódicas que destruíram estradas, casas, agricultura e pecuária. Em 2 de setembro de 1850 chegaram pelo rio os primeiros 17 imigrantes que se instalaram provisoriamente às margens do ribeirão da Velha e depois alocados para galpões construídos de ripas de palmitos próximos à desembocadura do ribeirão Garcia.
Nos anos de 1851 chegaram oito imigrantes, em 1852 mais 110, no ano seguinte mais 28. Em 1861, a Colônia era ocupada por 1.531 pessoas; em 1869, eram 5.895; em 1876, atingiram a 10.426; em 1899, havia cerca de 34.000 almas em todo o município. Nesta data o município abrangia quase toda a bacia do rio Itajaí-Açu e Massaranduba.
Fonte: Prefeitura municipal de Blumenau/ SEPLAN Secretaria Municipal de Planejamento Urbano. Guia de Santa Catarina – Blumenau Online e Adalberto Day

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...