“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

- Tradução pedra fundamental da Empresa Industrial Garcia

TRADUÇÃO DA ATA ENCONTRADA NA PEDRA FUNDAMENTAL QUE FAZIA A DIVISÓRIA ENTRE A EMPRESA GARCIA E ARTEX Tradução Professor André F. Voigt da FURB

- “Hoje, aos 16 de novembro do ano da graça de 1893(mil oitocentos e noventa e três) depois de Cristo, foi colocada neste lugar a pedra fundamental da primeira fábrica de tecidos de cânhamo”. As máquinas que aqui chegaram, e agora prontas para o uso, foram inventadas pelo construtor (arquiteto) desta fábrica, Gustav Roeder, de Weida, Saxônia, Weimar, Alemanha, que após muitas experiências, inventou-as aqui em Blumenau, patenteou-as em todos os Estados e, durante os anos de 1892 – 1893 foram montadas pela Grusonwerk Magdeburg – Buckau, sob direção do inventor. O terreno hoje compreende um complexo de 600 jeiras, as quais devem servir para o plantio de cânhamo. Que Deus dê sua benção a este trabalho e que se cumpram as esperanças neste novo ramo industrial. Em frente a esta fábrica foi construído um restaurante com cantina, onde serão administradas aos trabalhadores comidas e bebidas a baixos preços. - Este tempo tornou-se muito sério em um piscar de olhos. Após a queda do Imperador D.Pedro II pela revolução em 15 de novembro e ter encontrado no Marechal Deodoro seu sucessor, como presidente dos “Estados Unidos do Brasil”, este também foi destituído após curto governo pelo Vice-presidente, o Marechal Floriano Peixoto, que hoje comanda os rumos do governo.”
Observação: Esta foi uma nova fase do empreendimento que Gustav Roeder implantou na pequena Tecelagem já existente no local com o nome de “Johann Henirich Grevsmuhl & Cia”.
Arquivo de Adalberto Day

Um comentário:

  1. Os documentos postados são sensacionais. O ciclismo e a ata da pedra fundamental. Mais duas peças raras, como os Holetz e tantos outros tesouros que seu BLOG garimpa na história de nossa Blumenau.
    Parab´nes
    José Geraldo Reis Pfau

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...