“A Educação é a base de tudo, e a Cultura a base da Educação”

Seja bem-vindo (a) e faça uma boa pesquisa.

domingo, 22 de julho de 2007

- Os Bairros do Grande GARCIA

- A imagem mostra toda a Região Sul de Blumenau - Grande Garcia em 1978.
História:
- O Bairro Vila Formosa foi criado em através da lei nº 717 de 28 de abril de 1956, na administração do Prefeito Guilherme Frederico Busch.Jr. O caminho paralelo à margem esquerda do ribeirão Garcia já constava no mapa da colônia Blumenau de 1864, existindo também a demarcação de alguns lotes coloniais. Este caminho atualmente é conhecido por Rua Hermann Huscher. Esta denominação foi dada em homenagem a um grande proprietário de terras no Bairro Vila Formosa, que inaugurou um curtume no dia 7 de janeiro de 1898.
- O Bairro Garcia que recebeu este nome em homenagem às famílias vindas do Rio Garcia, da cidade de Camboriú, recebeu esta denominação oficial através da lei nº 717, de 28 de abril de 1956, pelo Prefeito Frederico Guilherme Busch Jr. . O nome de Rua Amazonas foi colocado devido que na época era comum utilizar nomes de Estados, antes era conhecida com o nome de terras Die Kolonie. "A colônia”.
- O Bairro Progresso foi oficializado pelo Prefeito Frederico Guilherme Busch Jr. Através da lei nº 717, de 28 de abril de 1956.O nome Progresso originou-se após as implantações das empresas; Industrial Garcia e Artex – os moradores “diziam quando eram indagados onde residiam, que moravam onde o Progresso estava chegando” referindo-se as industrias. A Rua Progresso tem essa denominação desde 28 de agosto de 1952 – Decreto Lei nº 364. conforme artigo 2º. Antes era conhecido como Alto Garcia ou Garcia Alto e distrito do Jordão. E quem morava onde hoje é a Rua Rui Barbosa dizia que morava no “Krohberger ” ou Krohbergerbach “bach ribeirão”, ou ainda somente “Kroba”, devido a primeira família a morar na região Sr. Heinrich Krohberger, que chegou por aqui por volta de 1858 e falecido em 22 de abril de 1914 que possuía uma grande propriedade era engenheiro, agrimensor prestou serviço em vários governos inclusive com Dr. Blumenau, projetou as primeiras e maiores obras de vulto do município , entre os principais estão a construção das pontes do Garcia e do Salto, igrejas católicas e evangélicas.
- O Bairro Glória foi oficialmente criado através da lei nº 03, de 04 de fevereiro de 1938, Pelo prefeito José Ferreira da Silva, o bairro foi oficializado pelo Prefeito Frederico Guilherme Busch Jr. Através da lei nº 717, de 28 de abril de 1956. .O nome Glória foi colocado em homenagem a um antigo clube musical chamado Glória que existia desde 1920, antes era conhecido com o nome de Specktiefe (palavra de origem alemã que quer dizer caminho lamacento ou gorduroso, lama vermelha).
- O Bairro Valparaiso deve-se o nome ao Loteamento conjunto Valparaiso dado em homenagem a uma cidade chilena.Antônio Zendron havia comprado o lote de João Gebin, em 1920, onde no local havia uma plantação de abacaxi na vertente da direita e mandioca na vertente da esquerda do ribeirão. Com o desmembramento o caminho da roça se tornou a Rua Antônio Zendron, que recebeu a denominação oficial em 28 de agosto de 1952. O bairro ainda é mais conhecido como ZENDRON do que por Valparaiso .

- O Bairro Ribeirão Fresco foi oficializado pelo prefeito Frederico Guilherme Busch Jr. Através da lei nº 717, de 28 de abril de 1956. No mapa de 1864 já constava o nome de Ribeirão Fresco, antes conhecido como Kuhler Grund – solo Fresco, denominação usada pelos primeiros imigrantes. Observação : o bairro preferiu não participar do Distrito do Garcia, mas é parte integrante do Grande Garcia.
Fonte: Acervo particular da Família de Dalva e Adalberto Day

4 comentários:

  1. Sou Izabel de Aviz, professora na Escola Estadual Izolete Muller e trabalho com crianças de segunda série, onde estuda-se o bairro. Busco informações da origem do bairro onde a escola esta situada, visto que as informações que tenho são vagas sem nenhuma fonte de referencia. Pesquisando na internet, encontrei seu blog e decidi entrar em contato para ver se pode me orientar a respeito .
    Se atendida, agradeço antecipadamente.

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia Amigo

    Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo seu trabalho como "preservador" da historia do nosso bairro e da nossa gente.

    Atualmente sou presidente da Associação de Moradores da Rua grevsmuehl, moro nesta rua a 19 anos, porem nunca soube ao certo como esta rua Surgiu, de onde veio o nome e quem foram os primeiros moradores etc..., isto não se trata apenas de curiosidade, mas sim pelo motivo que estou criando um site para a associação de moradores (www.amogret.no.comunidades.net ), e gostaria de colocar esta infomação no site, para contar aos visitantes um pouco da nossa historia.

    Agradeço muito se puder ser atendido

    Forte abraço.

    Att:
    Bel. Daniel Benedet Pereira

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Adalberto, mais um belo registro de nossa história, de nossas raízes. Teu trabalho já realizado e o muito que ainda realizarás será sempre lembrado e útil para todos que preservam a cultura e aqueles que algum dia quiserem saber de suas origens. Somente você e ninguém mais registrou para a posteridade muito acontecimentos e personagens do nosso Garcia. Somente você registrou fundamentadamente a origem verdadeira da Empresa Industrial Garcia e toda a vida comunitária que existia no eu entorno, como moradia, festividades, religiosidade, etc. Lembrando que a EIG chegou a ter m ais de 3.000 empregados nos anos 60/70, antes de ser incorporada pela Artex. Muito obrigado por teres dedicado muito anos de tua vida, muitas horas dos teus dias, muito tempo do teu descanso para perpetuar documentalmente tantas informações. Agradeço em nomes de todos que já acompanham teu belo trabalho e em nome dos pesquisadores futuros, os quais dirão: "AINDA BEM EXISTIU UM CARA QUE REGISTROU TUDO ISSO". "Esse cara" da nossa história no Garcia chama-se ADALBERTO DAY.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro primo Beto, antes de tudo quero agradecer todas as fotos e ás informações que você me mandou, e te parabenizar pelo fantástico trabalho que você faz. Hoje com 70 anos (2017) não conheço e com certeza que não existe ninguém no nosso bairro que tenha 1% de todas essas informações com detalhes que você tem. Acho que você merecia uma placa por parte dos moradores do nosso bairro, por ser o único morador do bairro que se preocupou com a história do bairro, que para mim continua sendo Bairro Garcia, porque você vai lembrar o nosso bairro Garcia quase se emancipou, não lembro quando, não foi porque políticos da época não aceitaram. Obrigado mais uma vez, um abraço!
    Alcides Deschamps.

    ResponderExcluir

Como fazer:
- Após fazer seu comentário, clique no circulo; em frente a palavra NOME/URL.
- Digite o seu NOME ou APELIDO, no quadradinho que esta em branco
- No quadradinho URL não precisa colocar absolutamente nada.
- Clique no quadrinho "Não sou um Robô"
- Pronto, agora clique em publicar
- Observação: Deixe o seu E-MAIL de contato para retribuir seu comentário.
Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...